segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sanmartini: “Ciro Gomes começa a dizer ao que veio”


Sanmartini: “Ciro Gomes começa a dizer ao que veio”

Publicado por Adriana Vandoni em 7/02/2010 às 11:00 hs. Acompanhe as respostas pelo  RSS 2.0.
charge clayton38(Giulio Sanmartini) Ciro Gomes (PSB-CE) resolveu chutar o pau da barraca e na sexta feira passada deu uma demonstração que sua paciência tem limites e estes chegaram.
Ciro tem um belo passado político, não é um é Mané qualquer, como estão querendo tratá-lo. Em quase 30 anos de carreira política, foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, nomeado para resolver a crise Rubens Ricupero. Candidato 2 vezes à presidência da República. Em 1998 com 7,5 milhões de votos ficou em 3° lugar atrás de Fernando Henrique e de Lula e em 2002 com 10 milhões, ficando em 4° depois de Lula, Serra e Garotinho. No primeiro governo Lula foi ministro da Integração Nacional até 2006 quando deixou o cargo candidatando-se a deputado federal e obtendo a maior votação proporcional do país com 16% de eleitores de seu estado.
De Ciro pode-se dizer muita coisa desabonadora, que seja intempestivo, que seja desbocado, mas até agora ninguém se arvorou e questionar sua honradez, ninguém o disse corrupto ou conivente com o peculato.
Ele se encontra em momento decisivo para a sua carreira, haja vista que completará 53 anos e está no limbo.
Lula dentro de sua visão míope, imaginou que o tinha na mão e poderia fazer com ele como faz com todos os subservientes que o cerca: chupar a laranja e jogar o bagaço fora.
Com Ciro ele está caindo do cavalo, basta ver suas últimas e contundentes  afirmações. “Não tenho nada contra alianças, muito menos contra a do PT com o PMDB. A minha questão é outra: repito que tipo de cimento, quais são as bases dessa aliança de desiguais? Alhos com bugalhos, gato, sapato, ouro diamante, galinha, cachorro, pena, tudo misturado como estamos hoje? Para o quê? Para reformar o país?”, outra ainda mais forte: “O PT acostumou a tratar os parceiros como bucha de canhão. Por exemplo, o PCdoB é feito de gato, rato e sapato. Hoje não tem direto a absolutamente nada – acrescentou ele, ressaltando que o mesmo não aconteceu com o PSB porque o presidente da legenda não permitiu”.e completou  “O PT trata seus aliados como força subalterna, como chiqueiro de ovelha.”
E ratificou, mais uma vez, a intenção de manter a postulação à presidência:
- Minha candidatura apresenta um projeto de futuro e uma proposta ética.Só se meu partido decidir, vou para casa, a firmou, lembrando que sua candidatura é uma proposta ética, de “limpeza moral e desenho de futuro”.
Para esclarecer minha posição aos leitores, vou contar algo que aconteceu outro dia aqui em Belluno. Conversava com um emigrante brasileiro vindo do Ceará e disse a ele sobre Ciro Gomes o que acabei de escrever, aí ele me perguntou: “Então no Brasil você votaria em Ciro Gomes?” Disse-lhe que não pois Ciro é maluco, ao que o outro retrucou: “Mas você é maluco também”, “Certo – respondi-lhe e acrescentei – mas eu não quero ser presidente do Brasil”.
(*) Texto de apoio: Letícia Lins

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ciro: “Vou dizer com todas as letras: ‘Zé Dirceu, vai pastar!’ ”


19h24 - 03/02/2010

Ciro: “Vou dizer com todas as letras: ‘Zé Dirceu, vai pastar!’ ”

· recomendação será feita se petista insistir na desistência de Ciro na disputa pelo Planalto

· deputado do PSB afirma que nada o fará abrir mão da candidatura presidencial

Indagado hoje (3.fev.2010) sobre como reagiria a um pedido do petista José Dirceu para que renunciasse à candidatura ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes disse: “Se ele vier me procurar para pedir isso, vou dizer com todas as letras: ‘Zé Dirceu, vai pastar!’ ”.

Trata-se de uma escalada em relação ao que Ciro havia dito ontem (2.fev.2010), numa entrevista a Eugênia Lopes na qual afirmou discordar da “a articulação do Zé Dirceu, do PT. Isso é coisa golpista”.

Instado a explicar o que era “coisa de golpista”, respondeu: “Não vou explicar isso... Quando Lula foi acusado de tráfico de influência, o Zé Dirceu era presidente do PT e abriu inquérito contra Lula na comissão de ética do partido para apurar as relações dele com o compadre Roberto Teixeira. Ele quis acabar com o Lula lá atrás. O Zé Dirceu estava decidido a destruir o Lula, era um trabalho para liquidar o Lula”.

Em resumo: Ciro Gomes dinamitou suas pontes de relacionamento com parcela considerável do PT paulista, no qual é fortíssimo José Dirceu (ex-poderoso ministro da Casa Civil, que caiu em desgraça por causa do escândalo do mensalão).

Para não deixar dúvida, hoje Ciro mandou Zé Dirceu pastar.

Sobre sua pré-candidatura a presidente pelo PSB, Ciro voltou a ser enfático. Disse que não está disposto a pensar em outro projeto. O deputado conversou com repórteres na entrada do plenário da Câmara. “Nada me fará abrir mão [da candidatura à Presidência] porque considero um dever moral apresentar uma alternativa ao cidadão brasileiro”, declarou.

A firmeza da declaração veio acompanhada de elogios a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem Ciro diz ser uma mulher “do futuro”. “No segundo turno é uma possibilidade muito real. Mais do que real, certa, se depender de minha vontade”, disse o deputado sobre uma eventual aliança com Dilma –a ministra esteve hoje (3.fev.2010) no Rio e também fez elogiosa Ciro.

Indagado se sua candidatura serviria apenas para levar a disputa para o segundo turno e favorecer a pré-candidata do governo, Ciro foi enfático: “Eu sou candidato pra ganhar. Fui candidato em 98, em 2002 e só não fui em 2006 para ajudar o presidente Lula”.

Em alusão ao planos do Planalto, que trabalha para que Ciro desista da Presidência, disparou: “A única força que é capaz de fazer com que eu não seja candidato é o meu partido”.

O PSB, partido de Ciro Gomes, reluta em lançar a candidatura própria à Presidência. Em 10.dez.2009, o presidente da sigla e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse (aqui) que o partido não fará nada que atrapalhe o campo do governo de ganhar as eleições. 

Na próxima quinta-feira (11.jan.2010) representantes de nove partidos (relato no post abaixo), entre eles o PSB, se reunirão em Brasília para pressionar o candidato a desistir do projeto de se candidatar à Presidência.

Ciro não parece muito disposto a mudar de idéia. Se a decisão se confirmar, será a terceira vez que o deputado cearense disputará eleição ao Planalto. Em 1998, ficou em terceiro lugar, com 11% (10,97%) dos votos, atrás de FHC e Lula. Em 2002, ficou em 4º lugar, com 12% (11,97%) dos votos –atrás de Lula, José Serra e Anthony Garotinho.


Que tal seguir o blog no Twitter?
  Aqui, depois clique em "follow" [seguir]

Por Fernando Rodrigues

Voracidade do PT é a raiz da novela Ciro Gomes

O PT reclama da reação de Ciro Gomes (na excelente entrevista a Eugênia Lopes), mas a origem da crise está no relacionamento impróprio que se estabeleceu entre a cúpula petista e o PSB.

Lula acertou com Ciro, em 2009, que o assunto "eleição presidencial" seria tratado no final de março. Mas em dezembro e janeiro vários petistas foram para a mídia reclamar de Ciro, dizendo que o PSB estava demorando para se decidir.

A propósito, eis a coluna de hoje (3.fev.2010), na Folha:

FERNANDO RODRIGUES 

No PT, nada ao vosso reino
BRASÍLIA - Ciro Gomes reapareceu ontem em Brasília. Reafirmou sua decisão de ser candidato a presidente. Lembrou a todos ter acertado com Lula uma avaliação do quadro no final de março. 

O PSB, partido de Ciro, só tem a ganhar com a manutenção da candidatura própria a presidente. Terá mais chance de eleger governadores, senadores e deputados. Pode sair maior das urnas. 

Os socialistas herdeiros de Miguel Arraes até poderiam abrir mão desse projeto. O enrosco é a falta de contrapartida. Na oração do PT, só há espaço para o "venha a nós", e nada para o "vosso reino". Tal como está formatada, a coalizão petista é um ativo tóxico para o PSB. Eis os detalhes da proposta lulista: 

1) Sacrifício: Ciro Gomes desiste de disputar o Planalto. Apoia Dilma Rousseff. De quebra, o PSB aceita enfrentar calado a oposição do PT em alguns Estados; 

2) Missão: o PSB despacha Ciro para São Paulo para perder a eleição para o Palácio dos Bandeirantes. Ex-candidato a presidente duas vezes, dono de mais de 10% nas pesquisas nacionais e o primeiro a aderir incondicionalmente a Lula no segundo turno de 2002, Ciro também teria de servir de boca de aluguel do PT: passaria a campanha vituperando contra o PSDB em solo paulista, pois os petistas de modos atucanados como Aloizio Mercadante, Marta Suplicy e Antonio Palocci fazem de tudo, menos se indispor com José Serra; 

3) Prêmio: nenhum. O PSB fica de mãos abanando e se dando por feliz com ministérios de segunda classe e sem expressão política. Assim é o tipo de aliança oferecida pelo PT. É também um prenúncio da voracidade e da hegemonia petista a partir de 2011 se o grupo de Lula vencer a disputa em outubro.

Acrescente-se a esse cenário também o seguinte: se Ciro aceitar disputar o governo de São Paulo, mesmo perdendo terá inserido seu nome na política paulista. Nesse caso, qual é chance de o PT apoiar Ciro como candidato a prefeito paulistano em 2012? Resposta: zero.

Que tal seguir o blog no Twitter?
  Aqui, depois clique em "follow" [seguir]

Por Fernando Rodrigues

    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

    Por causa do Ceará, Ciro mandou Dirceu "pastar"


    Por causa do Ceará, Ciro mandou Dirceu "pastar"

    03/02 - 21:22 - Tales Faria, iG Brasília
    Que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) usa as palavras como quem abre fogo de artilharia, todo mundo sabe. O que pouca gente entendeu foi o motivo pelo qual, nas suas últimas aparições, Ciro ter apontado as baterias contra o ex-deputado José Dirceu, do PT, a quem costumava chamar de “meu amigo”.
    AE
    Ciro reafirma candidatura à presidência
    Ciro reafirma candidatura à presidência
    Primeiro, quando se reapresentou ontem no Congresso, Ciro acusou Dirceu de promover "um golpe" nas articulações do PT nos Estados. Hoje, ao ser cercado por repórteres na Câmara, voltou à carga: "O Dirceu deveria assumir um certo recato. A conduta atual dele é golpista.”
    O ex-ministro petista, que voltou a integrar o Diretório Nacional do partido, esteve na segunda-feira no Ceará. Encontrou-se com o governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, com a prefeita Luizianne Lins (PT) e com a cúpula do partido no Estado. Ao final, deu duas declarações aos jornais locais.
    A primeira foi de que o PT deve apoiar Cid e o candidato do PMDB ao Senado, o deputado e ex-ministro Eunício Oliveira, e não lançar candidato para a segunda vaga de senador, o que facilita a eleição do candidato tucano, Tasso Jereissati, amigo de Ciro. A segunda declaração de Dirceu foi pedindo que Ciro desista da candidatura a presidente.
    É aí que nasceu a ira de Ciro Gomes. Ele entendeu que Dirceu estava condicionando a desistência do PT a concorrer pela segunda vaga de senador ao fato de Ciro abrir mão da candidatura presidencial. “O Zé Dirceu não tem coragem de me pedir para retirar a candidatura, até porque eu mando ele pastar na mesma hora”, declarou o deputado hoje no Congresso
    O iG procurou José Dirceu para comentar os ataques de Ciro, mas o ex-deputado não quis dar declarações. Mandou avisar, por meio de sua assessoria, que não teve intenção de condicionar a desistência do PT de concorrer ao Senado, no Ceará, a um gesto idêntico de Ciro em relação à sua candidatura presidencial.
    Leia também:

    Leia mais sobre: Ciro Gomes - Eleições 2010

    "Não converso com o presidente Lula pelos jornais", diz Ciro Gomes

    "Não converso com o presidente Lula pelos jornais", diz Ciro Gomes
    André Abrahão   
    Ciro Gomes: ´´Santo Lula nesse assunto está errado´´
     
    Eugênia Lopes, BRASÍLIA



    Depois de um périplo de um mês por Berlim e Paris, onde passou férias, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) voltou à ribalta decidido, aparentemente, a manter sua candidatura à Presidência. Sem fumar há três meses e com um tom variando entre o irônico e o irritado, Ciro disse que "o santo Lula está errado" ao defender que ele desista de disputar o Planalto em favor da ministra Dilma Rousseff.

    Derrotado duas vezes na corrida presidencial (1998 e 2002), Ciro garantiu que só deixará de ser candidato ao Planalto se seu partido assim quiser. Disse que não será candidato ao governo de São Paulo e considerou "golpistas" as articulações do ex-ministro José Dirceu na promoção de alianças estaduais. Ex-ministro de Lula, Ciro qualificou como "frouxa" a coalizão PMDB-PT em torno da candidatura Dilma.


    O senhor desistiu de ser candidato à Presidência da República? 

    Mantenho minha candidatura. Pretendo ser candidato à Presidência para explorar ao máximo a complexidade e a riqueza do sistema de dois turnos. Minha intenção é ser candidato para valorizar e proteger o cidadão brasileiro do malefício que é a volta ao passado. Só eu posso sinalizar para o futuro. Vou conservar o rumo extraordinário que o Lula iniciou no País. Só eu posso fazer a justa transição com a necessária e indispensável dose de renovação no País.

    Por que só o senhor?


    Pela minha circunstância política. Sou aliado do Lula nas horas críticas. Sou aliado dele desde 1989, fui em 2002 e depois participei do governo dele.

    Então por que o presidente Lula escolheu a Dilma Rousseff como sua candidata à Presidência da República e não o senhor? 

    Não sou do PT. É naturalíssimo que ele opte por um candidato do partido dele.

    O presidente Lula já manifestou a aliados que prefere que o senhor desista da candidatura à Presidência.

    Não converso com o presidente Lula pelos jornais. Não recebo recados. Há uma divergência de opinião. Lula respeita a minha candidatura. Mas sem obsessão, ele acha que a melhor tática seria reunir as nossas forças em um embate plebiscitário.

    O presidente Lula já pediu diretamente para o senhor ser candidato ao governo de São Paulo? 

    Não trato o Lula como um mito. Trato como líder político. O Lula me fez um apelo para transferir o título para São Paulo. Alegou que isso ajudaria a arrumar o quadro lá. Não sou candidato ao governo de São Paulo e falei isso para o Lula. Mantenho a minha candidatura à Presidência da República.

    A sua candidatura não tem o apoio de nenhum partido, enquanto o PT e o PMDB têm praticamente fechada uma aliança em torno do nome de Dilma Rousseff. 

    Não estou de acordo com o resultado da colisão PT-PMDB. A moral dessa aliança é frouxa, é um roçado de escândalos já semeados. Amanhã, pode nos deixar com a brocha na mão.

    Há um consenso de que sua desistência em disputar a Presidência beneficiaria a candidatura de Dilma Rousseff.

    O PSDB e o PT querem que eu retire a minha candidatura. Algum dos dois está errado. A única pessoa que está certa de querer tirar a minha candidatura é o Serra. Significa que o santo Lula nesse assunto está errado.

    Sua candidatura perdeu fôlego na última pesquisa de intenção de voto.

    Nunca tive tanta força como tenho agora. Estamos mais bem situados nos Estados do que o PT. É só dar uma olhada. Agora eu estou no céu. Tenho três governadores aliados, tenho base no Brasil inteiro. Problema de aliança quem tem é o PT. O PSB só tem problemas em Sergipe e no Rio Grande do Norte. O PT está pedindo que eu seja candidato ao governo de São Paulo. Quem está forte mesmo?

    O ex-ministro José Dirceu tem conversado com os aliados para fechar alianças do PT nos Estados. 

    Pode escrever aí: Ciro Gomes não concorda com a articulação do Zé Dirceu, do PT. Isso é coisa golpista.

    Por que golpista? 

    Não vou explicar isso... Quando Lula foi acusado de tráfico de influência, o Zé Dirceu era presidente do PT e abriu inquérito contra Lula na comissão de ética do partido para apurar as relações dele com o compadre Roberto Teixeira. Ele quis acabar com o Lula lá atrás. O Zé Dirceu estava decidido a destruir o Lula, era um trabalho para liquidar o Lula.

    Como o senhor vai viabilizar sua candidatura à Presidência apenas com o seu partido, o PSB?

    Eu vou tentar trazer os outros partidos para a minha candidatura.

    E se o PSB não quiser que o senhor seja candidato à Presidência da República?

    Se não quiser, estou feliz da vida. Fim de papo. Paro um pouco. Não vou ser candidato a deputado, não tenho pretensão de ser governador de São Paulo. Para mim, a política não é um meio de vida.
    Jornal O Estado de S. Paulo
     

    terça-feira, 26 de janeiro de 2010

    Bento: União de Associações de Bairros elege novo Presidente


    Bento: União de Associações de Bairros elege novo Presidente

    Fotos: Antônio Sérgio de OliveiraFotos: Antônio Sérgio de OliveiraOUTRAS FOTOSFotos: Antônio Sérgio de OliveiraAdvogado Luis Fabris Assessor da Comissão EleitoralDarci da Silva candidato da Chapa 1Ari Peliciolli, candidato da Chapa 2, eleito Presidente da UACBLEIA TAMBÉM





    Depois de um empate na eleição realizada no final do ano de 2009, e um erro na impressão de cédulas quando da realização de nova eleição, aconteceu nesta segunda-feira 25, mais uma eleição para escolha da nova diretoria da União das Associações de Bairros (UAB), de Bento Gonçalves. Concorriam pela chapa nº 01, Darci da Silva e pela chapa nº 02 Ari Pelicioli. A eleição, que foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores na noite desta segunda, contou com a participação de 38 presidentes de Associações com direito a voto. Após escrutínio o resultado foi de 30 votos para a chapa de número DOIS e 08 votos para a chapa de número UM, elegendo portanto Ari Pelicioli como novo presidente da UAB.

    * Reportagem Antônio Sérgio de Oliveira


     para ouvir clique












    Notícia extraída da Rádio Viva. Vá direto na notícia. 


    http://vivanews.com.br/noticia.php?noticia=45900#