sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Beto entrega as 20 emendas da bancada gaúcha à governadora Yeda


Beto entrega as 20 emendas da bancada gaúcha à governadora YedaPDFImprimirE-mail
Escrito por Assessoria de Imprensa   
[27/11/2009]

Já está com a governadora Yeda Crusius a lista das 20 emendas protocoladas esta semana pela bancada gaúcha no Congresso Nacional. Ao todo somam R$ 1,04 bilhão (veja quadro abaixo), valor que os deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul reivindicam que seja incluído no Orçamento Geral da União de 2010 (OGU). A partir de agora, o esforço da bancada será o de garantir na Comissão Mista de Orçamento que os valores destinados a áreas estratégicas do Estado sejam incluídos no OGU.
ImageO coordenador da bancada gaúcha, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que na noite desta quinta-feira (26) entregou pessoalmente documento com o detalhamento das emendas e valores à governadora Yeda Crusius, destaca que a sistematização para escolher 20 entre as mais de 60 propostas que chegaram aos parlamentares foi um trabalho árduo, mas que resultou de um extraordinário esforço conjunto.

Beto lembra que deputados e senadores gaúchos foram incansáveis na definição das prioridades que, segundo ele, representam as principais reivindicações de municípios e regiões do RS. Dezenas de reuniões e audiências públicas foram realizadas para chegar a um consenso do que deveria ser priorizado. “A bancada teve a total sensibilidade dos senadores e deputados federais que trabalharam unidos e em sintonia para chegar a este grupo de emendas as quais tenho a certeza reflete as necessidades do Estado, principalmente na área da saúde”, afirmou o deputado do PSB.

Sobre o valor total das emendas, Beto afirma ter certeza de que o Rio Grande do Sul é merecedor deste incremento de R$ 1,04 bilhão em investimentos com recursos federais, mas disse ter consciência das limitações orçamentárias. “Por isso nosso esforço será no sentido de garantir o valor mais próximo das necessidades do RS no Orçamento de 2010”, afirmou.

Também participaram da reunião de Beto com a governadora Yeda o chefe da Casa Civil de Yeda, Otomar Vivian, e o secretário de Planejamento e Gestão, Matheus Bandeira.


AS EMENDAS DA BANCADA GAÚCHA

Saúde

 – Estruturação de unidades de atenção especializada em saúde, centros de atenção psico-social – Caps – (R$ 100 milhões);

– Reforma do Hospital Santa Clara da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (R$ 40 milhões);

 – Construção de Unidade Acoplada da Rede Sarah de Hospitais em Santa Maria (R$ 50 milhões);

– Implantação de Hospital Geral Público de Alta Complexidade no Litoral Norte (R$ 40 milhões);

– Aquisição de equipamentos para unidades federais de atenção especializada à saúde (R$ 300 milhões);

– Construção do Hospital Público do Norte – Frederico Westphalen e Palmeira das Missões (R$ 19,5 milhões);


Aeronáutica

- Construção do Aeroporto da Região da Serra Gaúcha (R$ 25 milhões);
 

Turismo

- Rota Cambará do Sul-São José dos Ausentes – (R$ 50 milhões);

- Pavimentação de rotas turísticas trecho Brochier-Encantado-Derrubadas (R$ 50 milhões);

– Revitalização da Orla do Guaíba (R$ 30 milhões);


Transportes

 – Expansão e melhoria da malha metroviária do Sistema de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb (R$ 30 milhões);

– Implantação da Hidrovia do Mercosul, trecho Estrela-Santa Vitória do Palmar (R$ 30 milhões);

– Construção de trecho rodoviário Lagoa Vermelha-Barracão, BR-470 (R$ 80 milhões);

– Adequação da BR-386 / BR-158, trecho Santa Maria – Irai (R$ 19,5 milhões);

– Adequação da BR-285, trecho São Borja- São José dos Ausentes (R$ 19,5 milhões);


Ciência e Tecnologia

 - Fomento a incubadoras de empresas e parques tecnológicos no Estado, aquisição de equipamentos (R$ 50 milhões);

– Fomento a incubadoras de empresas e parques tecnológicos, aquisição de equipamentos – Unisinos – (R$ 25 milhões);


Integração Nacional


- Construção de canais de irrigação às barragens nas Bacias de Taquarembó e Jaguari (R$ 19,5 milhões);


Infraestrutura urbana

- Duplicação da Avenida Protásio Alves – Estrada Caminho do Meio - Região Metropolitana (R$ 40 milhões);


Cultura

 – Fomento ao Projeto do Centro Tecnológico de Produção Áudio-Visual – Fundacine - (R$ 25 milhões).

 
VALOR TOTAL: R$ 1.043.000.000,00

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Definidas as 20 emendas da bancada gaúcha ao Orçamento da União de 2010

Oi Companheiros,
A transparência e participação gera realização.
Um abraço e uma linda tarde de quarta-feira
 
 
        Vanderlãn Vasconsèllos                
   Coordenadoria Regional do PSB                      
       51.32102591 - 99985504
           www.vcvesteio.blogspot.com
                     www.al.rs.gov.br
 
 
Definidas as 20 emendas da bancada gaúcha ao Orçamento da União de 2010 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Assessoria de Imprensa   
[24/11/2009]

ImageOs deputados federais e senadores gaúchos definiram, nesta terça-feira
(24), as 20 emendas de bancada que serão protocoladas, ainda hoje, ao
Orçamento Geral da União de 2010. Na reunião, que durou mais de três
horas, os parlamentares votaram as propostas para as quais serão
destinados recursos para o próximo ano. Entre as emendas, destacam-se
as destinadas à duplicação da Avenida Protásio Alves, no trecho da
Manoel Elias até o entroncamento da RS-040, conhecida como Estrada
Caminho do Meio, a estruturação de Unidades de Atenção Especializadas
em Saúde (aquisição de equipamentos) e ao fomento a incubadoras de
empresas e parques tecnológicos.  ImageA definição das 20 emendas se deu após uma série de reuniões da
bancada realizadas nas últimas três semanas, coordenadas pelo deputado
federal Beto Albuquerque (PSB) e pelo adjunto Germano Bonow (DEM).
“Nos sentimos com o dever cumprido. Trouxemos para a bancada 100% das
informações que a nós chegaram de todo o Estado”, disse o coordenador.

Segundo Albuquerque, muitas das propostas tiveram que ser aglutinadas,
como as emendas para hospitais e para o setor de turismo. Beto
lembrou, ao final da reunião, que a luta a partir de agora será na
Comissão Mista de Orçamento para garantir os recursos a estas emendas.
O reitor da Unisinos, padre Marcelo de Aquino, presente na reunião,
definiu a aprovação das 20 emendas como uma “tarde de civismo”. O
reitor, que falou em nome dos pesquisadores da instituição, agradeceu
o empenho dos parlamentares gaúchos, em especial ao deputado Beto
Albuquerque pelo que chamou de retidão e transparência na coordenação
deste processo.

ImageJá o presidente da Fundação Cinema RS (Fundacine), Cícero Aragon,
festejou a emenda que destinará recursos ao projeto do Centro
Tecnológico de Produção Audiovisual do RS. “Nosso Estado sonha com
esse projeto há mais de 30 anos. A partir de agora o Rio Grande poderá
ter o primeiro pólo de audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo”,
comemorou.

Além dos deputados e senadores participaram da reunião prefeitos,
vereadores e representantes de instituições que acompanharam todo o
processo de definição das emendas da bancada. Quinze emendas tiveram
consenso na bancada, mas cinco delas tiveram de ser definidas pelo
voto. Todos os 31 deputados federais e três senadores participaram da
votação realizada na reunião desta tarde.

Os prefeitos de Viamão, Alex Sander Alves Boscaini (PT), e de
Alvorada, Carlos Brum (PTB), agradeceram o empenho da bancada na
aprovação da emenda que prevê a duplicação da Avenida Protásio Alves e
que beneficiará os dois municípios. Boscaini lembrou que o alargamento
da Estrada Caminho do Meio será fundamental para desafogar o trânsito
na região, principalmente os acessos ao Litoral. “Alvorada e Viamão
ficaram fora dos investimentos federais nos últimos 40 anos, mas agora
a nossa bancada gaúcha faz um resgate desta situação ao destinar
recursos para a Avenida Protásio Alves”, comemorou o prefeito Brum, de
Alvorada.

Confira as 20 emendas da bancada gaúcha

1)      Turismo - Rota Cambará do Sul-São José dos Ausentes;
2)      Saúde – Estruturação de unidades de atenção especializada em saúde,
centros de atenção psico-social (Caps);
3)      Transportes – Expansão e melhoria da malha metroviária do Sistema
de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb);
4)      Turismo – Pavimentação de rotas turísticas trecho
Brochier-Encantado-Derrubadas;
5)      Turismo – Revitalização da Orla do Guaíba;
6)      Ciência e Tecnologia - Fomento a incubadoras de empresas e parques
tecnológicos no Estado, aquisição de equipamentos, via Secretaria de
Ciência e Tecnologia do Estado;
7)      Integração Nacional - Construção de canais de acesso às barragens
nas Bacias do Taquarembó, Jaguari e Santa Maria;
8)      Saúde – Estruturação de unidades da Irmandade Santa Casa de
Misericórdia de Porto Alegre;
9)      Transporte – Revitalização da Hidrovia do Mercosul;
10)     Saúde – Cosntrução de Unidade Acoplada da Rede Sarah de Hospitais
em Santa Maria;
11)     Saúde – Implantação de Hospital Geral Público de Alta Complexidade
no Litoral Norte;
12)     Aeronáutica - Construção do Aeroporto da Região da Serra Gaúcha;
13)     Transportes – Construção de trecho rodoviário Lagoa
Vermelha-Barracão, BR-470;
14)     Transportes – Adequação da BR-386 – BR-158;
15)     Transportes – Adequação da BR-285, trecho São Borja- São José dos Ausentes;
16)     Ciência e Tecnologia – Fomento a incubadoras de empresas e parques
tecnológicos, aquisição de equipamentos – Unisinos;
17)     Saúde – Aquisição de equipamentos para unidades federais de
atenção especializada à saúde, via Secretaria Estadual da Saúde;
18)      Saúde – Construção de Hospital do Norte – Frederico Westphalen e
Palmeira das Missões;
19)     Cidades – Duplicação da Avenida Protásio Alves - RS-040 – Região
Metropolitana – estrada Caminho do Meio;
20)     Cultura – Fundacine – Projeto do Centro Tecnológico de Produção
Áudio-Visual.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PSB CRESCE EM PESQUISA ELEITORAL



Segundo uma pesquisa divulgada pela CNT/Sensus, José Serra (PSDB-SP), sofreu quedas em relação aos pré concorrentes ao cargo presidencial.
Ciro Gomes (PSB-CE), numa disputa com o tucano e a petista, ficaria com 17,5% das intencões de voto, atrás apenas 4 pontos percentuais da ministra Dilma.
Caso a disputa não conte com José Serra, Ciro é o mais lembrando com 25%, vencendo Dilma Rousseff com 21,3% e Aécio Neves 14,7%. Um bom percentual para o deputado, contanto que temos ainda mais de 10 mêses antes do pleito.
O presidente Lula também teve seu índice de avaliação positiva elevado de 76,8% para 78,9%.
Fonte: Correio do Povo, 24/11/2009
Postado por: Fabiano F. Chiella 

Ministra diz que "grupo elege para o STJ pessoas amigas, com listas fechadas"

Ministra diz que "grupo elege para o STJ pessoas amigas, com listas fechadas"

(24.11.09)


A escolha para a vaga aberta a um desembargador estadual para se tornar ministro do STJ teve o protesto de um dos próprios integrantes da corte: a ministra Eliana Calmon se diz "insatisfeita com a escolha de candidatos com pouco tempo de magistratura, pelo grupo que domina o tribunal".

Juíza federal de carreira, 65 de idade, no STJ há 10 anos, Eliana critica as escolhas, que, "em vez de serem secretas, são resultado de conchavos" no tribunal. Segundo ela, "existe um grupo com liderança forte que patrocina a eleição de pessoas amigas, de candidatos que lhes são simpáticos, de tal forma que as listas são feitas fechadas."

Na última lista tríplice votada pelo STJ, dois dos eleitos alcançaram os tribunais do Paraná e do Ceará por meio do quinto constitucional, ocupando vagas reservadas à Advocacia. Agora em 2009 habilitaram-se como membros de tribunais estaduais.

Veja os principais trechos da entrevista concedida ao jornalista Felipe Recondo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Repórter - Qual é o problema dos nomes que estão sendo indicados para o STJ?

Eliana - "Esses desembargadores mal chegaram aos tribunais intermediários, vindos da Advocacia, e já se candidataram à vaga de ministro do STJ".

P - Esses advogados chegam mais novos ao STJ?

R - "Os magistrados oriundos das vagas de desembargadores chegam velhos ao tribunal. No mínimo 50 anos. Pelo quinto, chegam com 42 ou 43 anos. Tudo fica fechado na mão do quinto. Os magistrados de carreira não dirigem o Poder Judiciário".

P - Mas por que os magistrados de carreira não conseguem competir com esses advogados?

R - "Lamentavelmente, os magistrados de carreira cultivam a amizade de forma discreta. Enquanto os advogados, que ascendem aos tribunais, têm grande rede de amizades. E contam, no tribunal, com um grande aliado, um grande amigo que faz toda a campanha".

P - Existe um grupo formado no STJ para decidir as indicações?

R - "Sim. Existe um grupo com liderança forte que patrocina a eleição de pessoas amigas, de candidatos que lhes são simpáticos, de tal forma que as listas são feitas fechadas, ou seja, os três nomes que são indicados já são conhecidos antes da votação. Eu já sabia os três nomes que iam se sagrar nessa última eleição".

P - Como esse grupo se formou?

R - "É um pouco de cordialidade, de ameaça, de bem querer e até um pouco de ingenuidade".

P - E quem é o responsável?

R - "Não posso dizer que o presidente César Asfor Rocha seja o único responsável. Ele comanda o grupo, mas não faria isso sozinho".

P - Como a votação é direcionada?

R - "Eles fazem reuniões, assumem o compromisso de ter uma votação fechada, e há aqueles que são cooptados para mostrar seu voto um aos outros".

P - Esse grupo é majoritário?

R - "Esse grupo vem se fortalecendo a cada indicação. Com a escolha do próximo ministro, esse grupo se torna majoritário".

P - Por que isso ocorre?

R - "É uma espécie de favores trocados. Fico preocupada com isso".

P - No STJ há decisões que têm sinais de favorecimento?

R - "Todo tribunal tem. Não temos tribunais de santos. Temos tribunais vulneráveis a isso. Nós fiscalizamos uns aos outros, pois julgamos em colegiado, mas de forma tímida".

................................
Leia a matéria seguinte
................................

Perfis dos três escolhidos na última lista do STJ

O Pleno do STJ é formado atualmente por 29 ministros. Em primeiro escrutínio, no dia 11 de novembro, foram escolhidos os desembargadores Marcus Vinícius de Lacerda Costa e Raul Araújo Filho, cada um com 17 votos.

Em segundo escrutínio, foi escolhido o desembargador José Antonino Baía Costa, com 16 votos (no primeiro escrutínio obteve 14 votos).

* Marcus Vinicius de Lacerda Costa é de Paranaguá (PR) e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Assumiu o cargo de juiz no extinto Tribunal de Alçada em 1999, pela vaga destinada ao quinto constitucional reservado à OAB.

Em 2005, com a incorporação daquela corte pelo Tribunal de Justiça, foi elevado ao cargo de desembargador do TJ do Paraná. Foi coordenador-geral na elaboração da Coletânea de Legislação Ambiental do município de Curitiba, em 1998.

* Raul Araújo Filho tem 50 anos, é natural de Fortaleza (CE) e construiu sua carreira no Estado. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Universidade de Fortaleza, é desembargador do TJ cearense e professor do curso de Direito da Unifor.

Antes de ingressar TJ cearense, atuou como advogado e procurador-geral do Estado do Ceará. É especialista em Ordem Jurídica Constitucional pelo Curso de Mestrado em Direito Público da Faculdade de Direito da UFC, tendo concluído o curso em dezembro de 1985.

* José Antonino Baía Borges, mineiro da capital, é integrante do TJ-MG mineiro desde 28/10/1998 e ocupa a vice-presidência e a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desde julho de 2008. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Belo Horizonte.

Antes de ingressar no TJ, o magistrado atuou como juiz em diversas comarcas do Estado e no Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais. É professor da Faculdade de Direito de Sete Lagoas, desde 1980. (Fonte: Assessoria de Imprensa do STJ e Espaço Vital).

Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprova lei que obriga a reciclagem de óleo de cozinha

Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprova lei que obriga a reciclagem de óleo de cozinha


Mario Gabardo, vereador em Bento Gonçalves

No município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a Câmara de Vereadores aprovou nessa segunda-feira (23/11) o projeto que torna obrigatória a implantação do “programa de coleta do óleo nas empresas que trabalham com refeições e que manuseiam óleos vegetais de cozinha na cidade”. Pelo projeto, o resíduo deve ser destinado para produção de sabão, biodiesel e outros derivados. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vai indicar os pontos de coleta em parceria com as escolas de rede pública, empresas e entidades. Para o recolhimento, manuseio, tratamento, armazenamento e reaproveitamento dos resíduos, o município de Bento Gonçalves poderá firmar parcerias com escolas e cooperativas de recicladores. O projeto de lei é de autoria do vereador Mário Gabardo (PMDB).

Reajuste da aposentadoria: centrais e entidades unificam posição

Reajuste da aposentadoria: centrais e entidades unificam posição

Em reunião na sede nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB ), em São Paulo, as centrais sindicais e as entidades de defesa dos aposentados fecharam, na manhã desta segunda-feira (23), um acordo unitário sobre o índice de reajuste das aposentadorias para os próximos anos. O debate levou em conta os projetos de interesse dos trabalhadores e aposentados que estão em tramitação no Congresso Nacional.

A proposta das entidades consiste em defender a imediata aprovação da Política Permanente de Recuperação do Salário Mínimo, até 2023, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O reajuste também deve levar em conta a variação do PIB de dois anos anteriores.

Além disso, o acordo defende uma Política Permanente de Recuperação dos Benefícios das Aposentadorias e Pensões, com valores superiores ao salário mínimo. A base para esse cálculo é a variação do INPC do ano anterior, acrescido de 80% do PIB de dois anos anteriores.

Centrais e entidades também reafirmaram estar contar o fator previdenciário, a exigência de idade mínima para aposentadorias e a adoção da chamada média curta para cálculo das aposentadorias. O acordo foi formalizado numa nota, divulgada após a reunião desta segunda-feira.

Além da CTB, assinaram o acordo CUT, Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) e Sindicato Nacional dos Aposentados.

Confira abaixo a íntegra da nota.

As centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CTB e CGTB, a COBAP e os sindicatos nacionais de aposentados, reunidos nesta data em São Paulo, avaliaram projetos de interesse dos trabalhadores e aposentados em tramitação no Congresso Nacional, deliberaram consensualmente o seguinte:

1. Defender a imediata aprovação da Política Permanente de Recuperação do Salário Mínimo, até 2023, com base no INPC do ano anterior, acrescido da variação do PIB de dois anos anteriores, conforme projeto de lei do Executivo;

2. Defender o estabelecimento de uma Política Permanente de Recuperação dos Benefícios das Aposentadorias e Pensões com valores superiores ao salário mínimo, com base na variação do INPC do ano anterior, acrescido de 80% do PIB de dois anos anteriores; e

3. Ratificar a posição unitária das Centrais e das representações dos aposentados, favoráveis ao fim do fator previdenciário, contra a exigência de idade mínima para aposentadorias e contra a adoção da chamada média curta para cálculo das aposentadorias.

São Paulo, 23 de novembro de 2009

CTB - Wagner Gomes

CUT - Artur Henrique

Força Sindical - Paulo Pereira da Silva

UGT - Ricardo Patah

NCST - Calixto Ramos

CGTB - Antônio Neto

Cobap - Warley Martins

Sindicato Nacional dos Aposentados (FS) - João Batista Inocentini

CNT/Sensus: Serra cai para 31,8%; Dilma tem 21,7% e Ciro, 17,5%

CNT/Sensus: Serra cai para 31,8%; Dilma tem 21,7% e Ciro, 17,5%

Caiu, mais do que nunca, a vantagem do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sobre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República de 2010. De acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (23), José Serra aparece com 31,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 21,7% da ministra Dilma. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PSB), com 17,5%, seguido de Marina Silva, com 5,9%.

Segundo o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, nas pesquisas de primeiro turno realizadas no ano passado o índice favorável a José Serra oscilava de 45 a 49%. "Foram 15 pontos de queda ao longo de um ano". Em um cenário sem Ciro, o tucano segue na liderança, com 40,5% das intenções de voto, contra 23,5% de Dilma Rousseff. Em setembro deste ano, a pesquisa apontava 40,1% e 19,9%, respectivamente.

Considerando-se Aécio Neves como o candidato do PSDB, a ministra Dilma leva vantagem, com 27,9% das intenções de voto, contra 20,7% do tucano e 10,4% de Marina Silva. Na pesquisa anterior, os percentuais foram de 25,6% para Dilma, 19,5% para Aécio e 11,2% para Marina Silva.

A pesquisa também fez levantamentos para o segundo turno. A disputa entre Serra e Dilma dá vantagem ao primeiro, com 46,8% das intenções de voto, contra 28,2% da ministra. Em setembro, os percentuais eram de 49,9% e 25%, respectivamente. Com Aécio na disputa, Dilma vence com 36,6% contra 27,9% do governador de Minas Gerais. O levantamento anterior mostrava Dilma com 35,8% contra 26% de Aécio.


Na pesquisa espontânea, em que não há indicação de candidatos, Serra aparece com 8,7% contra 5,8% de Dilma. Em primeiro lugar ainda aparece, absoluto, o presidente Lula, com 18,1% das intenções de voto, apesar de não disputar as eleições do ano que vem.

Em terceiro lugar na pesquisa espontânea está o tucano Aécio Neves, que disputa a indicação do partido com Serra. Ele soma 4,2% das intenções de voto, á frente de Ciro Gomes, com 2,6%, Heloísa Helena, com 1,4% e Marina Silva, com 0,7%.

Rejeição a FHC

Para o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), a queda resulta, em parte, da rejeição ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que apoia José Serra. "O Serra cai muito fortemente em função do apoio do Fernando Henrique. Está clara a rejeição fortíssima do ex-presidente".

A pesquisa divulgada nesta segunda avaliou a capacidade de transferência de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique nas eleições do ano que vem. O índice dos que não votariam em um candidato apoiado pelo atual presidente da República baixou de 20,2% em setembro para 16% em novembro. Os que afirmaram que só conhecendo o candidato poderiam fazer uma avaliação passaram de 24,6% para 27,4%.

Os percentuais dos que só votariam em um candidato apoiado por Lula mantiveram-se estáveis, passando de 20,8% para 20,1%, enquanto os que responderam que poderiam votar em um candidato com o apoio do atual presidente passaram de 31,4% para 31,6%.

A pesquisa também considerou, pela primeira vez, um cenário de transferência de votos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apontando que 49,3% não votariam em um candidato apoiado pelo tucano. Outros 14,2% disseram que poderiam votar em um candidato apoiado por FHC e 27% responderam que só conhecendo o candidato poderiam opinar. Apenas 3% afirmaram que o candidato apoiado pelo ex-presidente seria o único em que votariam.

Na avaliação do presidente da CNT, Aécio e Dilma devem crescer nas intenções de voto. "Dilma tem mais votos masculinos do que femininos, assim como o Aécio. E o voto masculino, na reta de chegada, acaba puxando o voto feminino. Se o Aécio continuar no páreo, vai crescer", disse Clésio Andrade, destacando ainda o caráter "agregador" de Aécio como outra vantagem em relação a Serra.

Da Redação, com informações da Folha Online