terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bento: União de Associações de Bairros elege novo Presidente


Bento: União de Associações de Bairros elege novo Presidente

Fotos: Antônio Sérgio de OliveiraFotos: Antônio Sérgio de OliveiraOUTRAS FOTOSFotos: Antônio Sérgio de OliveiraAdvogado Luis Fabris Assessor da Comissão EleitoralDarci da Silva candidato da Chapa 1Ari Peliciolli, candidato da Chapa 2, eleito Presidente da UACBLEIA TAMBÉM





Depois de um empate na eleição realizada no final do ano de 2009, e um erro na impressão de cédulas quando da realização de nova eleição, aconteceu nesta segunda-feira 25, mais uma eleição para escolha da nova diretoria da União das Associações de Bairros (UAB), de Bento Gonçalves. Concorriam pela chapa nº 01, Darci da Silva e pela chapa nº 02 Ari Pelicioli. A eleição, que foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores na noite desta segunda, contou com a participação de 38 presidentes de Associações com direito a voto. Após escrutínio o resultado foi de 30 votos para a chapa de número DOIS e 08 votos para a chapa de número UM, elegendo portanto Ari Pelicioli como novo presidente da UAB.

* Reportagem Antônio Sérgio de Oliveira


 para ouvir clique












Notícia extraída da Rádio Viva. Vá direto na notícia. 


http://vivanews.com.br/noticia.php?noticia=45900# 






sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR

De 22 a 24 de janeiro próximos ocorrerá o


I FORUM SOCIAL MUNDIAL DA SERRA GAÚCHA

e um dos temas a serem tratados será a

SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR

Este eixo busca questionar o atual modelo de desenvolvimento agrícola praticado em toda a Serra Gaúcha que vem demonstrando sinais de esgotamento, pois entra ano e sai ano o agricultor sai de uma crise para entrar noutra, em outras palavras, apenas sobrevive.

No caso específico da viticultura, não é mais possível depender apenas do preço mínimo da uva. Também, constata-se uma dependência cada vez maior de adubação e tratamentos químicos, encarecendo a produção e comprometendo não apenas a saúde dos produtores como aquela ambiental.

Portanto, é preciso pensar novos modelos que possam social, cultural, ambiental e economicamente dar sustentabilidade a nossa agricultura familiar sob pena de fragilizá-la cada vez mais e isto não é bom para ninguém, afinal, 70% ou mais dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros são originários desta fonte de produção.

A característica fundamental da agricultura familiar da Serra Gaúcha é a pequena propriedade e mostraremos as políticas públicas existentes para atender este segmento da economia brasileira através de representante do MDA Ministério de Desenvolvimento Agrário aqui no Rio Grande do Sul. Neste tema poderemos apresentar sugestões de modo que elas tornem mais acessíveis ao produtor e que venham acompanhadas de extensão rural, sem a qual financiamento, por mais “barato” que seja, não ajuda muito.

Por outro lado, diante dos atuais problemas ambientais, oriundos do atual modelo existente, discutiremos as possibilidades da agroecologia para a produção de hortaliças e frutíferas, mas também seus aspectos legais e contaremos com o depoimento de produtores orgânicos que encontraram nesta atividade uma alternativa para a sustentabilidade de suas propriedades, uma clara demonstração de que outro modelo é possível.

Por fim, discutiremos o nosso futuro como produtores familiares através de novas perspectivas, que possam de fato viabilizar a agricultura familiar de modo mais perene e estável, não dependente apenas de poucas culturas, mas de uma melhor distribuição e pelo aproveitamento do turismo rural.

Abaixo segue a programação, contamos com a sua presença.

Abraços

Werner Schumacher

PROGRAMAÇÃO - 23/01/10

TARDE

Mediador:
Diogo Guerra

13h 30min: Nilton Pinho de Bem – MDA Tema: Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.

14h 30min: Luiz Carlos Rupp (Pida) e André Luiz Rodrigues Gonçalves – Centro Ecológico de Ipê Tema: Agroecologia : uma alternativa para a Agricultura Familiar.

15h 15 min: Gilmar Bellé – AECIA Tema: Experiências dos Pioneiros: um novo modelo é possível.

15h 50 min - INTERVALO

16h00min: Rogério Dalló – Secretário Geral da COLACOT Tema: Perspectivas de Sustentabilidade da Agricultura Familiar.

16h 45min: abertura para plenário conforme inscrições ou por escrito

17h 30min: Sistematização dos assuntos abordados no Eixo/encaminhamentos

18h: Encerramento das atividades do dia.

Local: Ginásio de Esportes de Bento Gonçalves, próximo ao Hotel Dall'Onder

PROGRAMAÇÃO - 24/01/10:

MANHÃ:

8h: Programação Cultural: Exposição Fotográfica sobre o Meio Ambiente – Registro de algumas ações da ABEPAN e distribuição de mudas de árvores.

9h -11h30min: Oficina I – 45 participantes –– Visita técnica à propriedades de Agricultura Familiar Orgânica (Hortaliças) – Propriedade de Ronaldo Fardo (Garibaldi). Monitor: Leandro Venturim Centro Ecológico de Ipê.

9h -11h 30min: Oficina II – 45 participantes - Visita técnica à propriedades de Agricultura Familiar Orgânica (Fruticultura) – Propriedade de Jorge Mariani (Garibaldi). Monitor: Luis Carlos Rupp (Pida).

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

fsmserra@yahoo.com.br
http://www.fsmserragaucha.com.br/